Skip to content

Fique atento aos sinais e sintomas do câncer de mama

Estamos no Outubro Rosa, o mês de conscientização sobre o câncer de mama, que tem como objetivo principal alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. Por isso, a campanha ressalta a importância de ficar alerta aos principais sinais e sintomas da doença.

A ação começou na década de 90, nos Estados Unidos, com somente alguns estados americanos fazendo campanhas isoladas sobre o tema. Após a campanha ser aprovada pelo Congresso Americano, o mês de outubro foi reconhecido nacionalmente como o mês da prevenção contra o câncer de mama. Já no Brasil, desde 2008, a campanha Outubro Rosa mobiliza todo o país. 

Fique atento

O câncer de mama é o tipo que mais acomete mulheres em todo o mundo, segundo dados do Inca (Instituto Nacional do Câncer). Cerca de 2,3 milhões de casos novos foram estimados para o ano de 2020 em todo o mundo. Para o Brasil, foram estimados 73.610 casos novos de câncer de mama em 2023, com um risco estimado de 66,54 casos a cada 100 mil mulheres.

O câncer de mama também ocupa a primeira posição em mortalidade por câncer entre as mulheres no Brasil, com taxa de mortalidade ajustada por idade, pela população mundial, para 2021, de 11,71/100 mil (18.139 óbitos). As maiores taxas de incidência e de mortalidade estão nas regiões sul e sudeste do Brasil.

Os principais sinais e sintomas suspeitos de câncer de mama são:

**Caroço (nódulo), geralmente endurecido, fixo e indolor;

**Pele da mama avermelhada ou parecida com casca de laranja;

**Alterações no bico do peito (mamilo):

**Saída espontânea de líquido de um dos mamilos;

**Pequenos nódulos no pescoço ou na região embaixo dos braços (axilas).

Diante de algum desses sinais procure imediatamente um médico.

Compartilhe

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter