Estamos no Outubro Rosa, o mês de conscientização sobre o câncer de mama, que tem como objetivo principal alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. Por isso, a campanha ressalta a importância de ficar alerta aos principais sinais e sintomas da doença.
A ação começou na década de 90, nos Estados Unidos, com somente alguns estados americanos fazendo campanhas isoladas sobre o tema. Após a campanha ser aprovada pelo Congresso Americano, o mês de outubro foi reconhecido nacionalmente como o mês da prevenção contra o câncer de mama. Já no Brasil, desde 2008, a campanha Outubro Rosa mobiliza todo o país.
Fique atento
O câncer de mama é o tipo que mais acomete mulheres em todo o mundo, segundo dados do Inca (Instituto Nacional do Câncer). Cerca de 2,3 milhões de casos novos foram estimados para o ano de 2020 em todo o mundo. Para o Brasil, foram estimados 73.610 casos novos de câncer de mama em 2023, com um risco estimado de 66,54 casos a cada 100 mil mulheres.
O câncer de mama também ocupa a primeira posição em mortalidade por câncer entre as mulheres no Brasil, com taxa de mortalidade ajustada por idade, pela população mundial, para 2021, de 11,71/100 mil (18.139 óbitos). As maiores taxas de incidência e de mortalidade estão nas regiões sul e sudeste do Brasil.
Os principais sinais e sintomas suspeitos de câncer de mama são:
**Caroço (nódulo), geralmente endurecido, fixo e indolor;
**Pele da mama avermelhada ou parecida com casca de laranja;
**Alterações no bico do peito (mamilo):
**Saída espontânea de líquido de um dos mamilos;
**Pequenos nódulos no pescoço ou na região embaixo dos braços (axilas).
Diante de algum desses sinais procure imediatamente um médico.