- Ambulatório - Segunda a sexta, das 8h às 17h | Hospital da Criança – 24 horas
- 11 4815.8440
Área Médica
Consultas de Especialidades
Pediátricas de (0 a 19 anos)
- Oncologia Pediátrica
- Hematologia Pediátrica
- Cirurgia Pediátrica
- Cirurgia Pediátrica Oncológica
- Cardiologia Pediátrica
- Nefrologia Pediátrica
Atendimentos Clínicos
Ano | Quantidade de Pacientes | Atendimentos Efetuados |
---|---|---|
2019 | 4.407 | 31.394 |
2020 | 9.384 | 49.404 |
2021 | 16.699 | 35.399 |
Serviços
Multidisciplinares
Classe Hospitalar
A Classe Hospitalar do Grendacc é a primeira do Estado de São Paulo instalada na cidade de Jundiaí. Na sala de aula, que foi criada pela Diretoria Regional de Ensino de Jundiaí, os pacientes recebem atendimento pedagógico educacional e é mantido um intercâmbio com a escola de origem do aluno, permitindo que o mesmo tenha acesso ao conteúdo pedagógico de sua série/ano escolar. Desta forma, fica garantida a manutenção do vínculo com as escolas e um currículo adaptado, se necessário, em favor do aluno em tratamento médico, facilitando seu retorno à escola regular.
Enfermagem
O Grendacc conta com uma equipe de enfermagem especializada e preparada para realizar o atendimento com qualidade e excelência técnica, enfatizando a humanização e o acolhimento da criança, do adolescente e de suas famílias. O uso do brinquedo terapêutico (B.T.) como preparo e orientação para os procedimentos que causam algum estresse à criança é um diferencial da equipe de enfermagem, que está sempre empenhada em minimizar os efeitos do tratamento nos pacientes.
Farmácia
Na farmácia é realizado o trabalho de Atenção Farmacêutica em Oncologia Pediátrica. O Grendacc fornece toda a medicação aos pacientes (comprovadamente carentes) e faz um amplo acompanhamento, que envolve forma e tempo de tratamento, estabelecimento das doses e horários adequados para a medicação e avaliação terapêutica. Todo este cuidado também contribui para a adesão ao tratamento e melhores resultados.
Fisioterapia
A fisioterapia assegura resultados positivos no tratamento das complicações relacionadas ao câncer e as doenças hematológicas. O foco da fisioterapia não é voltado apenas para o local afetado pela doença, mas para as limitações e sequelas que podem surgir durante o tratamento ou evolução da doença. Realizada de maneira segura e com equipamentos adequados, promove alívio da dor e reabilitação, proporcionando melhora na qualidade de vida.
Nutrição
O serviço de nutrição clínica do Grendacc visa melhorar o estado de saúde nutricional e da qualidade de vida das crianças e adolescentes em tratamento. O paciente recebe atendimento individual e sistematizado durante todo processo.
Odontologia
Além do tratamento preventivo e de restauração, os pacientes são beneficiados pelas inúmeras vantagens da laserterapia. Várias modalidades do tratamento oncológico provocam manifestações na boca, que podem ser prevenidas, tratadas e controladas pelo dentista.
Psicologia
A atuação do psicólogo junto as crianças e adolescentes com câncer e doenças hematológicas e seus familiares é fundamental para minimizar o sofrimento inerente ao processo do adoecer, à possibilidade de internação, exames e cirurgias, entre outras intercorrências. Tal assistência tem como principal objetivo fazer com que a situação da doença seja melhor compreendida tanto pelo paciente quanto por seus familiares.
Serviço Social
O Serviço Social do Grendacc dá suporte aos pacientes e familiares através de orientações que auxiliem na identificação de recursos que favoreçam o tratamento do paciente, democratizando o acesso aos programas públicos e institucionais. As famílias são submetidas a uma avaliação de perfil socioeconômico e, dependendo do resultado, o Serviço Social sinaliza aos profissionais da instituição as demandas necessárias para serem supridas.
Laboratório de
Análises Clínicas
O Laboratório de Análises Clínicas do Grendacc possui experiência na realização de exames na área de oncologia e hematologia. Possui certificação pelo Laboratório Controllab. As atividades são exercidas exclusivamente por médicos e biomédicos constantemente capacitados em cursos de atualização. Atualmente conta com serviços nas áreas de hematologia, bioquímica, uroanálise, hormônios, imunologia, sorologia e Citologia de Fluídos Corporais, possibilitando o oferecimento dos exames a pacientes provenientes de outras especialidades.
Oncologia
Também atende pelos convênios Saúde Bradesco, Unimed, Medi Service, Allianz Saúde, Coopus, Intermédica, Notredame, Interclínica, APS, Concard, Grupo Gabetta, Porto Seguro e Economus, além da Clínica Popular e particular. São 11 leitos de internação, cinco leitos de UTI e um Centro Cirúrgico com dois leitos de recuperação pós-anestésica.
Fique atento a alguns sinais e sintomas:
- Palidez progressiva;
- Febre persistente;
- Perda de peso inexplicável;
- Fraqueza;
- Suor importante;
- Dor óssea ou articular;
- Sangramentos ou manchas roxas;
- Dor de cabeça;
- Vômitos frequentes;
- Aumento de volume abdominal ou muscular;
- Reflexo branco na pupila (olho de gato);
- Dor abdominal prolongada;
- Secreção crônica no ouvido.
Hematologia
Além da oncologia pediátrica, o Grendacc também presta assistência a crianças portadoras de doenças hematológicas benignas (doenças do sangue). Fazem parte dessas doenças as anemias congênitas e adquiridas, os distúrbios congênitos de coagulação como hemofilias e doença de Von Willebrand, as doenças tromboembólicas e as púrpuras adquiridas. Entre as anemias congênitas, encontramos com maior frequência em nossa população a anemia ou doença falciforme e as talassemias. É importante ressaltar que apesar da anemia ou doença falciforme ser mais predominante em descendentes da raça negra, no Brasil, devido à grande miscigenação da população, ela é encontrada em pessoas de todas as raças. Os portadores do traço falciforme, que possuem somente um gene da doença, não apresentam manifestação clínica e podem transmitir o gene para seus filhos. Já os portadores da produção de hemoglobina alterados, herdados dos pais, iniciam manifestações da doença a partir dos 6 meses, podendo apresentar crises dolorosas, acentuação da anemia com aumento da icterícia e palidez importante, aumento repentino do baço (sequestro esplênico), complicações pulmonares como a síndrome torácica aguda (STA), acidente vascular encefálico (AVC) e alguns têm necessidade de transfusões crônicas de sangue.
Essas pessoas também possuem menor resistência às infecções causadas por algumas bactérias específicas (pneumococo, haemophilus, meningococo), as quais são mais graves nestes pacientes. Assim, torna-se importante o diagnóstico precoce, a fim de se iniciarem as medidas preventivas de infecções, com vacinas especiais (liberadas pelo Ministério da Saúde), uso de antibióticos e acompanhamento médico e da equipe de saúde. Desde 1997 o “teste do pezinho”, realizado nos berçários, faz a pesquisa, detectando os portadores do traço e da anemia ou doença falciforme, encaminhando estas famílias para orientação e tratamento adequados, em serviços de referência.
Fique atento aos sinais:
- Crises dolorosas: dores em ossos, músculos e juntas, associadas ou não a infecções, mais frequentes após exposições ao frio, esforços, etc;
Cuidados básicos
- Crise dolorosa: sempre requer orientação médica. As crises leves podem ser tratadas em casa com bastante líquido e remédios para dor e repouso, após avaliação do médico;
- Febre: procure assistência médica para tratar a infecção o mais rápido possível;
- Palidez súbita em crianças: Emergência. Procure o Pronto Socorro mais próximo.
Equipe Médica e Multidisciplinar
Equipe Médica
- Cirurgia Pediátrica - Dr. Marcio Lopes Miranda - http://lattes.cnpq.br/3750862176441914
- Cirurgia Pediátrica - Dra. Sarah Crestian Cunha - http://lattes.cnpq.br/5554122418859719
- Oncologia Pediátrica - Dra Arianne Christina Pereira Casarim - http://lattes.cnpq.br/3325028481831552
- Oncologia Pediátrica - Dra. Silvana Forsait - http://lattes.cnpq.br/8462763237583181
- Oncologia Pediátrica - Dra. Priscila Lubraico Pereira - http://lattes.cnpq.br/1491993243457326
- Nefrologia - Dra. Gabriela Santos Oliveira
- Hematologia - Dra Patrícia Marques Braga
Equipe Multidisciplinar
- Nutrição
- Psicologia
- Fisioterapia
- Serviço Social
- Farmácia
- Enfermagem
Hospital da Criança
O Hospital da Criança do Grendacc foi inaugurado em dia 21 de janeiro de 2017 e funciona 24 horas. Atende crianças e adolescentes pelo SUS (Sistema Único de Saúde), por meio de encaminhamentos feitos nas Unidades Básicas de Saúde dos municípios do Aglomerado Urbano de Jundiaí – Jundiaí, Várzea Paulista, Campo Limpo Paulista, Jarinu, Louveira, Itupeva e Cabreúva.
Também atende pelos convênios Saúde Bradesco, Medi Service e Unimed, além da Clínica Popular e particular.
São 11 leitos de internação, cinco leitos de UTI e um Centro Cirúrgico com dois leitos de recuperação pós-anestésica.