Outubro Rosa é o mês de prevenção contra o câncer de mama e o objetivo é falar sobre a importância do diagnóstico precoce e da realização de exames preventivos, como a mamografia, que podem detectar o câncer em estágios iniciais, aumentando assim a eficácia do tratamento e as chances de cura.
Este movimento global teve início na década de 1990, mas no Brasil a campanha Outubro Rosa só começou em 2002. Além de promover mutirões de mamografia e exames preventivos pelo país, também ilumina de rosa monumentos e prédios em todo o país – em Jundiaí, o JundiaíShopping fica rosa durante todo o mês de outubro
O câncer de mama é o tipo mais frequente entre as mulheres (depois do câncer de pele não melanoma) e representa 24,5% dos novos casos de câncer a cada ano no mundo, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).
Vale ressaltar que diversos fatores aumentam o risco de desenvolver câncer de mama, como histórico familiar e mutações genéticas hereditárias e estilo de vida (consumo de álcool, alimentação e obesidade).
Os principais sinais e sintomas do câncer de mama incluem nódulos na mama, mudanças no formato dos seios, secreções anormais pelos mamilos e alterações na pele da mama (vermelhidão ou textura de casca de laranja).
Por isso, o autoexame das mamas é uma prática tão importante. Faça o autoexame mensalmente, preferencialmente uma semana após o ciclo menstrual. Observe mudanças e caso encontre algo anormal, procure um médico imediatamente.
Ter hábitos saudáveis é essencial para a prevenção do câncer de mama, portanto mantenha uma dieta balanceada, pratique atividades físicas, evite o consumo excessivo de álcool e amamente, se possível. Essas medidas podem reduzir o risco de desenvolvimento da doença e melhorar sua saúde geral.