Skip to content
Nutricionista do Grendacc tem artigo publicado na revista Food & Function

Nutricionista do Grendacc tem artigo publicado na revista Food & Function

Tamiris Trevisan de Barros, nutricionista do Grendacc (Grupo em Defesa da Criança com Câncer) teve seu artigo com o tema “Dano de DNA e Biomarcadores em Crianças e Adolescentes” publicado na revista Food & Function, especializada em nutrição e biomarcadores. O artigo é resultado da tese de seu mestrado, feito na USP de Ribeirão Preto, na Área de Saúde da Criança e do Adolescente.

A pesquisa, feita entre 2013 e 2018, mostra que crianças com maior concentração de ômega 3 no sangue têm menor dano de DNA. Segundo Tamiris, o dano de DNA está presente em todas as pessoas, causado pela exposição ao sol e tabagismo por exemplo, mas o DNA é recuperado com a ajuda de antioxidantes e outros nutrientes. No entanto, algumas pessoas têm danos maiores e não conseguem recuperá-los adequadamente, gerando assim doenças como o câncer.

Portanto, a ingestão adequada de ômega 3 é muito importante. Essa gordura pode ser encontrada, principalmente, em peixes de águas mais profundas, como sardinha, atum e salmão.

De acordo com a nutricionista, o ideal é comer esses peixes ao menos 1 vez na semana. Outra fonte de ômega 3 é a linhaça, bem como o óleo de soja e de canola. “Mas os óleos devem ser consumidos com moderação e deve-se evitar as frituras”, explica a nutricionista, graduada pela USP de Ribeirão Preto.

 


 

Grendacc

O Grendacc (Grupo em Defesa da Criança com Câncer) é uma instituição filantrópica, sem fins lucrativos, fundada em 18 de julho de 1995, que visa oferecer um atendimento humanizado e de qualidade para crianças e adolescentes com doenças oncológicas e hematológicas.

Compartilhe

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter