Skip to content

Setembro Dourado ressalta a importância do diagnóstico precoce

Setembro Dourado é o mês de conscientização do câncer infantojuvenil, portanto é o mês mais importante para o Hospital da Criança do Grendacc, que há 26 anos cuida de crianças e adolescentes com doenças oncológicas em Jundiaí e região. Segundo o Inca (Instituto Nacional de Câncer), o câncer infantojuvenil é a doença que mais mata crianças de 1 a 19 anos no Brasil – a cada hora surge de um novo caso. Por isso, é preciso ressaltar a importância do diagnóstico precoce, que aumenta em até 80% as chances de cura.

A oncologista pediátrica do Grendacc, Arianne Casarim, reforça a relevância de reconhecer os sinais e sintomas iniciais no paciente pediátrico oncológico e pede para que os pais ou responsáveis fiquem atentos e diante de qualquer um deles leve imediatamente a criança ao pediatra. “Reconhecer esses sinais e sintomas precocemente muda todo o tratamento e a sobrevida desse paciente”, explica a médica.

Foi o que aconteceu com Márcia Moreira, mãe do pequeno Miguel, de 4 anos. O primeiro sinal dele foi a dor de cabeça, mas como ele tinha rinite alérgica, os médicos associaram essa dor à alergia. Depois ele começou a mancar e a mãe o levou ao ortopedista – isso ocorreu em agosto de 2020. O primeiro diagnóstico foi de sinovite no quadril. Após um mês, ele continuava com os mesmos sintomas e então os especialistas em coluna e quadril o encaminharam para uma neuropediatra, que pediu uma ressonância. Foi quando descobriram o tumor no cérebro – em 21 de setembro de 2020. Já no dia 30 do mesmo mês ele fez uma cirurgia para retirá-lo e na sequência, em 23 de novembro, iniciou a quimioterapia no Grendacc.

Depois da quimioterapia, ele fez um transplante de medula e radioterapia. “Agora estamos esperando para repetir os exames. Ele acabou a última sessão de radioterapia no dia 18 de agosto e iremos aguardar um mês para fazer os exames de conclusão de tratamento”, conta Márcia.
Apesar de ser um tumor muito agressivo, o Miguel respondeu muito bem ao tratamento e o diagnóstico rápido foi crucial para isso. “É uma luta diária, mas o Miguel é um menino muito alegre e isso me dá muita força para superar os momentos mais difíceis”, relata a mãe.

 

Sinais e sintomas

O sinal que mais chama a atenção dos pais ou responsáveis é a febre, que acomete de 40 a 60% dos pacientes oncológicos. “É uma febre mais prolongada, onde a criança fica mais prostrada. Esse é um dos principais sintomas”, afirma a oncologista.

Outros sintomas que também chamam a atenção são: Vômitos em jatos, em que a criança acorda no meio da noite com dor de cabeça; o surgimento de linfonodos que não reduzem de tamanho ou que crescem e não desaparecem com o tempo; perda de peso prolongada; e aumento do volume abdominal. “A gente frisa muito essa parte de diagnóstico precoce porque muda completamente o tratamento, muda o prognóstico dessa criança se a gente descobre a doença ainda no início”, reforça Arianne Cassarim.

Atualmente, 21 crianças e adolescentes estão em tratamento efetivo contra o câncer no Hospital da Criança do Grendacc, e outras 50 estão em acompanhamento. Os índices de cura na instituição são de 80%.

A presidente do Grendacc, Isabela Bastos Cardoso, reforça que a instituição fará uma série de publicações nas redes sociais durante todo o mês com informações sobre a importância do diagnóstico precoce, os principais sinais e sintomas da doença e o tratamento. “Nos acompanhem, fiquem atentos e nos ajudem a divulgar essa causa pela qual lutamos há 26 anos. O diagnóstico precoce salva vidas!”, afirma Isabela.

Internamente o Grendacc também fará ações para divulgar o Setembro Dourado. Nos dias 1º e 2 haverá um almoço especial para os colaboradores e no dia 1º a oncologista Arianne Casarim estará explicando para as atendentes de telemarketing a importância do diagnóstico precoce. O departamento de Recursos Humanos, juntamente com os voluntários da Capelania Evangélica, irá distribuir laços dourados para todos os colaboradores e voluntários da instituição.

Compartilhe

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter