Um problema comum na infância é o famoso “xixi na cama”. Trata-se de da enurese noturna, diagnosticado quando a criança não consegue controlar a micção durante o sono. A enurese noturna atinge, geralmente, crianças entre 2 e 7 anos.
Quando o “xixi na cama” se torna muito frequente, é importante buscar orientação médica.
Mudanças na Rotina podem propiciar micção involuntária durante seu sono. Crianças hiperativas e/ou que sofrem de transtorno de déficit de atenção são maiores alvos da enurese noturna.
A criança não deve ser castigada e nem constrangida, pois se trata de um distúrbio Involuntário. O incentivo dos pais no tratamento dos filhos acelera muito a resolução do problema.
Em relação ao tratamento, uma das alternativas é a mudança dos hábitos da criança: Evitar ingerir muito líquido e alimentos ácidos que alterem o funcionamento da bexiga à noite, e urinar antes de dormir, são métodos capazes de diminuir a incidência do problema.
A utilização de medicamentos pode ser necessária, dependendo do caso, mas sempre com a prescrição do médico.
Se seu filho tem o hábito de urinar durante o sono, marque uma consulta com seu neurologista infantil: O especialista será capaz de identificar as causas do problema e indicar o melhor tratamento.
Dr. Rodrigo Reis – Neurologia Infantil
CRM SP: 160 608 | RQE: 80 787
- Ambulatório - Segunda a sexta, das 8h às 17h | Hospital da Criança – 24 horas
- 11 4815.8440