Skip to content

O que são doenças hematológicas?

Doenças hematológicas são aquelas que comprometem a produção dos componentes do sangue ou o funcionamento destes componentes: hemácias (os glóbulos vermelhos), leucócitos (glóbulos brancos) e plaquetas – todos eles são fabricados na medula óssea. Também são componentes do sangue algumas proteínas fundamentais para o funcionamento do organismo, como fatores de coagulação – que são fabricadas no fígado – por isso seu mau funcionamento é considerado uma doença hematológica.
As doenças mais comuns são: Os vários tipos de anemias; distúrbios na coagulação do sangue como plaquetas baixas, hemofilia ou tromboses; linfomas; leucemias agudas ou crônicas e mieloma múltiplo.
Os sintomas estão diretamente ligados ao tipo de componente do sangue que está com problemas:
Produção de glóbulos vermelhos comprometida (eles é que levam o oxigênio pelo corpo) – A pessoa pode sentir cansaço, fraqueza e palidez cutânea; Redução no número de plaquetas ou a redução do funcionamento dos fatores de coagulação – Podem surgir manchas roxas pelo corpo, sangramento pelo nariz e gengiva e sangramentos digestivo e urinário;
Excesso na coagulação do sangue – Pode causar tromboses e embolias; Mau funcionamento dos glóbulos brancos (responsáveis pelas defesas do nosso corpo) – Pode gerar infecções frequentes, febre persistente ou o surgimento de ínguas.
Diante de algum desses sintomas, procure um médico hematologista. O Grendacc é referência no tratamento de crianças e adolescentes com câncer e doenças hematológicas há 26 anos.

Compartilhe

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter