- Ambulatório - Segunda a sexta, das 8h às 17h | Hospital da Criança – 24 horas
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O SER VOLUNTÁRIO
“É o indivíduo que é levado pela vontade, empenho, e assume livremente uma atitude responsável, criativa, comprometida, prazerosa e, sobretudo, transformadora perante a sociedade e o mundo”.
Postura e atitudes do voluntário
- Comprometimento
- Assiduidade
- Pontualidade
- Responsabilidade
- Boa vontade
- Paciência
- Prontidão
- Iniciativa
Direitos do Voluntário
– O voluntário poderá, a qualquer tempo, solicitar o seu desligamento do quadro de voluntários mediante comunicação por escrito endereçada à Coordenação Geral;
– O voluntário poderá afastar-se das atividades por um período de até 3 (três) meses, através da solicitação do termo de afastamento, disponível na Coordenação Geral;
– A declaração de comparecimento das atividades voluntárias só poderá ser dada a partir de 12 meses corridos nas atividades;
– O voluntário poderá solicitar mudança do setor em que atua através da Coordenação Geral que avaliará a possibilidade conforme a necessidade do setor escolhido;
– O voluntário terá direito a 3 (três) faltas no período de 6 (seis) meses;
– Receber apoio na função que desempenha;
– Ser instruído e capacitado para desempenhar suas tarefas e responsabilidades;
– Ter um ambiente de trabalho favorável.
Deveres do voluntário
– O voluntário deve estar sempre atento às Normas previstas no Regimento Interno do Voluntariado e da Instituição;
– Evitar perguntas sobre a doença da criança/adolescente para não causar constrangimento ao paciente e seu responsável;
– Assinar sempre a lista de presença na Casa do Voluntário. Será considerada falta do voluntário, mesmo que ele esteja presente na instituição, se não houver a assinatura na lista;
– Estar uniformizado e com crachá;
– Não fumar nas dependências do hospital;
– Comunicar falta à Coordenação Geral se possível com antecedência;
– Afastamento, ausência por período superior a 15 dias e desligamento – solicitação por meio de formulário com a Coordenação Geral;
– Evitar circulação pelo hospital sem atribuição definida;
– Manter sigilo das informações e situações dos pacientes, respeitando a integridade dos mesmos;
– Respeitar as normas de higiene;
– Colaborar com a ordem e a organização da área em que trabalha;
– Manter a discrição;
– Estar sempre atento aos comunicados/avisos afixados nos murais do setor e do voluntariado;
– Perguntas a respeito do tratamento devem ser respondidas somente pela equipe médica e multidisciplinar, já que esta é a única que tem treinamento apropriado para isso;
– As queixas ou problemas das crianças/adolescentes e seus acompanhantes devem ser levadas à equipe de enfermagem para que seja encaminhado ao setor responsável. Resolver queixas por conta própria, é considerado falta grave;
– Ao se desligar definitivamente do voluntariado deverá devolver para a Coordenação Geral a camiseta e o crachá, evitando seu uso indevido;
– Nos meses de julho, dezembro e janeiro, o voluntário poderá pedir com antecedência o afastamento de suas atividades à Coordenação Geral para que haja substituição prévia no setor, principalmente no bazar, estoque, brinquedoteca, ambulatório de quimioterapia, que não interrompem suas atividades;
– O voluntário de eventos que for solicitado para a atividade e não comparece por 3 (três) vezes consecutivas será desligado automaticamente da instituição;
– O voluntário deverá cumprir o horário das atividades voluntárias de 4 horas por dia (uma vez por semana), das 8h às 12h ou das 13h às 17h, de segunda a sexta-feira; ou excepcionalmente em eventos, externos ou internos, realizados à noite e aos finais de semana previamente comunicados e acordados;
– Não é permitido trazer crianças (filhos, netos, etc) no local onde desenvolve atividade voluntária;
– Fica proibido o uso de celulares, tablets ou qualquer outro aparelho eletrônico durante as atividades voluntárias;
– É proibida a venda de produtos tais como cosméticos, roupas, assessórios, alimentos entre outros nas dependências do Grendacc;
– É permitido o uso de bermudas (abaixo do joelho) em épocas de calor;
– Não é permitido a realização de campanhas ou qualquer tipo de arrecadação em nome do GRENDACC sem conhecimento prévio e autorização da Diretoria.
Lembre-se
“O voluntário é visto como representante da instituição e estará constantemente acompanhado, a fim de que melhorias sejam propostas, sempre pensando no bem-estar e de nossos pacientes, portanto fique atento aos seus gestos e posturas.”
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