Travessia: Programa de atendimento aos pacientes hematológicos

As doenças crônicas têm como característica especial a necessidade dos pacientes permanecerem em seguimento regular em serviço de saúde por toda a vida, visando uma melhor qualidade de vida e sobrevida, dependendo da gravidade da doença. A transição do paciente atendido em serviços de pediatria para os serviços de adultos é necessária, não só devido às diferenças nas complicações relacionadas à própria doença, mas também por conta das mudanças sociais, psicológicas e as diferentes características dos serviços de saúde envolvidos no cuidado das diferentes faixas etárias.

Faz-se necessário então a preparação do adolescente/adulto jovem para se auto gerir e ser independente em seu ambiente aprendendo a conviver e respeitar as limitações da doença de base e a seguir em acompanhamento nos serviços de atendimento adulto.

O programa tem por objetivo auxiliar estes pacientes e familiares a passarem por este período com sucesso, mantendo laços com a equipe anterior e construindo novos vínculos nos serviços de adulto.

Atuam nesse programa: psicóloga, assistente social, hematologista, farmacêutica e nutricionista.

O programa está em execução desde 2011 quando a médica hematologista e professora do curso de medicina da faculdade de medicina de Jundiaí, Dra Célia Martins Campanaro, desenvolveu o projeto e estruturou o grupo.