O que é o GTH?

O Grupo de Trabalho de Humanização (GTH), criado pela Política Nacional de Humanização (PNH) para o Sistema Único de Saúde (SUS) é um espaço coletivo organizado, participativo e democrático, que se destina a empreender uma política institucional de resgate da humanização na assistência à saúde, em benefício dos usuários e dos profissionais de saúde.

A ideia é que o GTH inaugure uma diferença. Trata-se de instituir uma “parada” e um “movimento” no cotidiano do trabalho para a realização de um processo de reflexão coletiva sobre o próprio trabalho, dentro de um espaço onde todos têm o mesmo direito de dizer o que pensam, de criticar, de sugerir e propor mudanças no funcionamento dos serviços, na atenção aos usuários e nos modos de gestão.

O GTH do Grendacc é formado por colaboradores de diferentes setores, voluntários, universidades e usuários, e tem como meta desenvolver, inserir e aperfeiçoar ações de humanização e valorização nas relações de todos os representantes envolvidos. Trata-se de uma proposta que visa o estabelecimento de uma nova relação entre o usuário e os profissionais que o atendem, com ampla participação e envolvimento de todos: trabalhadores, gestores, usuários e comunidade. O objetivo é tornar o atendimento mais acolhedor, ágil e dinâmico, com um ambiente cada vez melhor, assegurando o firme compromisso com a qualidade dos serviços prestados e com a saúde integral para todos. Isso é humanização na saúde. Esse é o nosso desafio.

 

Pesquisa de Satisfação

A Pesquisa de Satisfação dos Usuários do Grupo em Defesa da Criança com Câncer -GRENDACC é um instrumento fundamental adotado pela Instituição, com o objetivo principal de conhecer o grau de satisfação de seus usuários. Por meio deste instrumento é possível obter informações úteis para conhecimento da qualidade dos serviços prestados pelos diversos profissionais de saúde, bem como, auxiliar no aperfeiçoamento da gestão das diversas áreas, na tomada de decisões dos gerentes e gestores e, assim, melhorar as características e a qualidade do atendimento prestado.

A gestão de qualidade é um modo de gerenciamento de uma instituição centrada na qualidade. Os princípios básicos dessa metodologia são: gestão participativa, satisfação do cliente e desenvolvimento de estratégias para benefícios de todos os membros da organização e sociedade (REGO; PORTO, 2005).

Para que possamos satisfazer as necessidades do usuário é preciso que se tenha a compreensão de suas necessidades e à partir daí, construir processos de trabalho que possam resolver estas necessidades. Para a construção destes, é imprescindível a participação efetiva de todos os atores além de estimular o atendimento humanizado.

Conheça os resultados das pesquisas anteriores:

PESQUISA DE SATISFAÇÃO 2013

PESQUISA DE SATISFAÇÃO 2014