Skip to content

Grendacc abre inscrições para novos voluntários presencial e virtual

O Hospital da Criança do Grendacc abre, a partir de amanhã, as inscrições para novos voluntários. Para participar, é preciso preencher o formulário – que está disponível no site da instituição (institucional.grendacc.org.br). “O trabalho dos voluntários agrega, e muito, para nossa instituição, pois nos permite melhorar cada vez mais as atividades desenvolvidas graças à troca de experiência e conhecimentos”, afirma Katia Franciosi, gerente adjunta do Grendacc e responsável pelo Setor do Voluntariado. “Realizar uma atividade voluntária nos proporciona exercer uma cidadania ativa, contribuindo para o bem comum e interesses coletivos.”
Por conta da pandemia, causada pelo coronavírus, o trabalho voluntário na instituição estava suspenso desde 2020. No entanto, com a flexibilização das restrições, sugeridas pelo Ministério da Saúde, alguns voluntários voltaram para o Grendacc em áreas como o Bazar Permanente, por exemplo.
O Setor da Brinquedoteca, que é responsável por interagir com as crianças que estão em tratamento contra o câncer e doenças hematológicas, não irá abrir inscrições para novos voluntários. Atualmente, apenas cinco voluntários treinados e altamente capacitados se revezam no setor. “Diante do aumento do número de casos de coronavirus e também da H3N2 (novo vírus influenza) redobramos os cuidados com nossos pacientes”, explica Katia.
A gerente adjunta esclarece que as inscrições estão abertas, mas isso não significa que os trabalhos voluntários voltarão imediatamente na instituição. Antes disso será feito um processo seletivo. Os interessados devem ler o Manual do Voluntário – que também está disponível no site -, dispor de 4 horas semanais e preencher o formulário. Nesse formulário ele deve escolher a área de interesse de atuação: Bazar Permanente, Administração, Manutenção, Artesanato, Apoio Clínico ou Eventos.
Os formulários serão analisados por uma equipe responsável pela seleção e, se aprovado, o candidato passará por uma entrevista com nossos psicólogos e treinamento. Só após concluída essas etapas os voluntários darão início às suas atividades no Grendacc. Katia Franciosi enfatiza que todos os cuidados serão tomados, sempre seguindo as orientações do Governo e prezando pela saúde e bem-estar de pacientes, colaboradores e voluntários.
Atualmente, o Grendacc conta com 84 voluntários – antes da pandemia esse número chegava a 220. Os voluntários são de extrema importância para a instituição, que gasta mensalmente R$ 1,5 milhão para manter o Hospital da Criança em funcionamento, oferecendo um tratamento de qualidade e humanizado para crianças de 0 a 19 anos que lutam contra o câncer e doenças hematológicas. Os gastos são altos e os convênios e as parcerias com as prefeituras não são suficientes para cobrir os custos dos tratamentos oncológicos, que são extremamente caros. Por isso, toda a ajuda é bem-vinda.
“Temos várias áreas para o desenvolvimento da atividade voluntárias, e todas elas com um único objetivo: Oferecer o melhor às crianças e adolescentes atendidos no Hospital da Criança do Grendacc. Então, fica aqui o nosso convite para a sociedade entrar nessa luta contra o câncer com a gente. Inscreva-se e venha fazer parte do nosso quadro de voluntários, todos juntos pelo futuro da vida de nossas crianças”, diz Katia.

Voluntário em casa
Além das inscrições para voluntário presencial, o Grendacc também precisa de pessoas para cadastrar os cupons da Nota Fiscal Paulista, que ajudam a aumentar os valores arrecadados para a instituição. Os interessados podem preencher um formulário – que também está disponível no site. Este voluntário irá trabalhar de casa, digitando os cupons – que precisam ser retirados no Grendacc -, portanto, não precisará passar por entrevista com psicóloga e treinamento.
Outra forma de ajudar a instituição é se tornando um Voluntário Virtual. Para isso, basta seguir o Grendacc nas redes sociais, curtir, comentar e compartilhar nossas campanhas e ações. Essa é uma forma de divulgar o trabalho realizado no Hospital da Criança do Grendacc e aumentar o número de doadores.

Compartilhe

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter