Enfermagem

Este setor esta destinado à prestação do cuidado às crianças e adolescentes com doenças oncológicas, hematológica, cardiológicas, nefrológicas ou neurológicas, bem como o apoio aos seus familiares. A assistência de enfermagem é realizada por profissionais especializados e capacitados para prestar atendimento com conhecimento técnico- científico, de maneira individualizada e planejada.
Neste setor realizam-se diversos procedimentos, tais como: administração de quimioterapia, administração de hemocomponente e hemoderivados, antibióticos, terapia analgésica, coleta de mielograma, biopsia de medula óssea, punção liquorica, entre outros. O atendimento tem como objetivo a excelência e a humanização, respeitando os valores éticos e morais de cada paciente.
Atualmente a equipe de enfermagem é composta por três enfermeiras e uma técnica de enfermagem.

Fisioterapia

A fisioterapia vem desempenhando um papel cada vez mais presente e importante no tratamento multidisciplinar em diversas enfermidades.

O foco da fisioterapia não é voltado apenas para o local afetado pela doença, mas para as limitações e sequelas que pode vir a surgir através do tratamento ou evolução da doença. Realizada de maneira segura e com equipamentos adequados promove alivio da dor e reabilitação, proporcionando uma melhora na qualidade de vida.

Na fisioterapia são oferecidos os seguintes serviços:

  1. a) Fisioterapia respiratória:destinado aos pacientes com doenças pulmonares, também envolvendo atenção ao paciente durante o período pré e pós-cirúrgico, além do atendimento preventivo para os pacientes que estão em tratamento oncológico ou hematológico.
  2. b) Fisioterapia Motora:destinado aos pacientes com disfunções músculo esqueléticas e incluindo a atenção a pacientes durante o pré e pós-operatórios, também realizado de forma preventiva para pacientes que estão em tratamento oncológico ou hematológico.
  3. c) Fisioterapia Neuropediátrica:destinado aos pacientes com seqüelas neurológicas decorrente de alguma doença hematológica ou oncológica.
  4. d) Fisioplay:utiliza o vídeo game Nintendo Wii® e X-BOX como ferramenta fisioterapêutica, na melhora do equilíbrio, força muscular, coordenação motora, propriocepção e aprendizado motor. Podem ser observados benefícios não só na saúde física como na qualidade de vida em geral, proporcionado segurança, estabilidade e maior independência nas atividades de vida diária.
  5. E) Met pilates: esse método surgiu como uma nova tendência para aqueles que gostariam de alguma forma melhorar a interação de corpo e mente, aumentar a consciência corporal e de uma postura mais equilibrada. Pode ser aplicado para qualquer indivíduo, com o objetivo de condicionar o corpo e a mente, ajudando a ter consciência dos músculos, coordenação e percepção dos movimentos.Tem como objetivos: estimular a circulação, melhorar o condicionamento físico, a flexibilidade, o alongamento e o alinhamento postural. Pode melhorar os níveis de consciência corporal e a coordenação motora, ajudando a prevenir lesões e proporcionar um alívio de dores crônicas.

O Met Pilates é um método que consiste em exercícios no solo, com ou sem uso de acessório.

  1. F) bandagem terapêutica: utiliza o sistema tegumentar como via de informações do ambiente para dentro do corpo, proporcionando estímulos constantes e duradouros durante vários dias. As técnicas de bandagem terapêutica é muito utilizada para o tratamento de dores musculoesqueléticas, correções articulares, posicionamento de seguimentos, hipotonias e espasticidade musculares

Serviço de Nutrição e Dietética

O Serviço de Nutrição e Dietética do GRENDACC presta assistência nutricional e é responsável pela organização, preparo e distribuição de refeições balanceadas voltadas às necessidades de cada paciente, visando a satisfação e recuperação da saúde. Tem como objetivo proporcionar uma alimentação adequada e nutricionalmente equilibrada, fatores essenciais no tratamento do paciente oncológico e hematológico pediátrico, além de buscar a qualidade de vida dos mesmos.

O cardápio é elaborado por uma nutricionista especializada em pediatria, respeitando as Leis da Alimentação e atendendo às necessidades especiais de cada paciente, através da aplicação de conhecimentos dietoterápicos específicos, conforme diagnóstico nutricional.

Pacientes e acompanhantes recebem durante a permanência para procedimentos na instituição: lanche da manhã, almoço e lanche da tarde.

Nutrição Clínica

O serviço de nutrição clínica do GRENDACC presta assistência visando à melhoria do estado de saúde nutricional e da qualidade de vida das crianças e adolescentes em tratamento de enfermidades atendidas na instituição. O paciente recebe atendimento individual e sistematizado durante todo tratamento.

Vários fatores interferem e comprometem uma alimentação adequada do paciente com doenças crônicas e muitas vezes se faz necessário o uso de suplementos nutricionais.  Sendo avaliada a necessidade de suporte nutricional especial, o paciente recebe gratuitamente a suplementação, permitindo como resultado um atendimento nutricional completo além de favorecer a continuidade da assistência e a humanização.

Sempre buscando a excelência do atendimento, o setor dispõe de profissional especializado no atendimento de pacientes pediátricos.

Datas comemorativas, como o “Dia Mundial da Alimentação”, são lembradas no Grendacc com uma série de eventos. Veja fotos clicando aqui

Serviço Social

O Serviço Social do GRENDACC dá suporte aos pacientes e familiares através de orientações que auxiliem na identificação de recursos que favoreçam o tratamento do paciente, democratizando o acesso aos programas públicos e institucionais. As famílias que aqui chegam são submetidas a uma avaliação de perfil sócio econômico e dependendo do resultado, o serviço social sinaliza aos profissionais da instituição as demandas necessárias para serem supridas, de modo que não impactem no tratamento do paciente.
É atribuição de o assistente social realizar a visita domiciliar para verificar as condições do ambiente em que o paciente oncológico encontra-se. Havendo necessidade de melhorias, a assistente social buscará os meios necessários para que isso ocorra.
Cabe também ao assistente social garantir os direitos da criança e adolescente estabelecidos no estatuto sancionado em forma de lei pelo presidente da república em 1990. Para isso, acompanha os cuidados prestados pelos profissionais e pais. Identificando que esse direito não está sendo devidamente garantido, a assistente social aciona o conselho tutelar parar avaliar a situação e tomar providências.

Captação de Recursos

Descritivo

Devido às grandes mudanças ocorridas nas últimas décadas, o Estado não tem conseguido prover sozinho as necessidades sociais da população, o qual buscou ajuda das empresas, que passaram a participar ativamente deste processo.

Além disto, o aumento da consciência social dos consumidores de todo o mundo passou a cobrar das organizações privadas iniciativas neste sentido, nascendo assim a responsabilidade social empresarial.

O conceito de responsabilidade social está diretamente relacionado ao desenvolvimento sustentável, pois a busca pela excelência nas empresas passa a ter como objetivo a qualidade nas relações e a sustentabilidade em suas três dimensões: econômica, social e ambiental.

As empresas passam a demonstrar um grau de maturidade quanto ao desenvolvimento social, pois deixam de lado a filantropia e o assistencialismo, passando a adotar práticas que realmente tragam alguma mudança para a sociedade.

A adoção dessas práticas possibilita às organizações agregar valor social à sua imagem e através dela alcançar a credibilidade e admiração de toda a sociedade, conquistando um destaque frente à concorrência.

Para saber mais de como ajudar o Grendacc e se tornar-se uma empresa responsável entre em contato como nosso departamento de captação de recursos: Daniel – tel.: (11) 4815-8440 ramal 8456 ou qualidade@grendacc.org.br ou Tatiana – tel.: (11) 4815-8440 ramal 8515 ou captacao01@grendacc.org.br

Recursos Humanos

rh

O Departamento de Recursos Humanos tem como objetivo contribuir para que o GRENDACC alcance seus objetivos organizacionais e, simultaneamente, incentivar os objetivos individuais de seus funcionários, buscando a excelência.
É importante que todos os funcionários saibam de fato qual é a missão, a visão, os valores e a política de qualidade da instituição, para atingir o resultado final desejável.
Desta forma, o Departamento de Recursos Humanos do GRENDACC procura ouvir, analisar e construir parcerias fortes e autênticas com todas as outras áreas da instituição, cultivando em suas ações: motivação, entusiasmo, confiança, criatividade e autonomia; estabelecendo relações marcadas pela compreensão, respeito e confiança.
A política de Recursos Humanos do GRENDACC tem por objetivo alinhar todas as ações de forma a valorizar o capital humano existente na Instituição, para que desenvolvam e assegurem de forma ética e profissional a excelência no atendimento ao paciente e contribuam com o bom desempenho dos resultados organizacionais. É nesse sentido que o Departamento de Recursos Humanos atua, trabalhando para valorizar, desenvolver e reter seus talentos.
Para cadastrar seu currículo clique aqui.